Colégio Magnum

"Uma escola para sempre"



Portal de serviços



Institucional

Formação Humana e Cristã

O Magnum é uma escola confessional, isto é, que professa a fé católica, é aberta a todos os credos, nas suas diversas denominações, estimulando o diálogo interconfessional. Desta forma, realizamos dentro do Magnum momentos de celebrações ecumênicas e celebrações eucarísticas tipicamente católicas. Todo esse cuidado revela o nosso estilo formativo, voltado para o respeito, a amizade e a fraternidade como formas concretas de fazer a educação acontecer em um clima de grande responsabilidade.

O Departamento de Formação Humana e Cristã e a equipe pedagógica da escola preocupam-se em marcar as linhas gerais de ação do trabalho formativo do Magnum, orientando e sensibilizando toda a comunidade educativa para que se abra cada vez mais na busca de valores humanos e cristãos, capazes de resgatar o verdadeiro sentido da convivência humana. Integram o nosso departamento as áreas de Orientação Profissional, Filosofia e Sociologia, que enriquecem o trabalho, através do cuidado com a ética, as relações sociais sadias e o processo de escolha consciente do futuro profissional.

Como extensão consequente e planejada de nossa busca pela melhor formação, a Equipe de Formação Humana e Cristã do Colégio Magnum propõe para o ano letivo uma série de ações que favoreçam o crescimento constante do aluno, enquanto pessoa profundamente inquieta – “fizeste-nos, Senhor, para Vós, e nosso coração está inquieto até descansar em Vós.” (Sto Agostinho) Desta forma, destacamos aqui uma série de atividades que acontecem, anualmente, e que traduzem o nosso projeto para uma formação verdadeiramente humana e cristã:

1. MOMENTOS CELEBRATIVOS: Todas as reflexões trabalhadas em sala são realçadas e destacadas através das celebrações. O aluno é convidado a pensar, partilhar e agir, dentro de um princípio ético de relacionamento, trazendo para dentro da sala de aula todas as suas vivências para serem compartilhadas com os colegas. Nos momentos celebrativos, trabalhamos os símbolos e sinais que marcam o cotidiano do aluno, dentro e fora da escola, e o elevam para Deus. As celebrações acontecem de acordo com duas orientações: ecumênica – quando celebramos momentos especiais da caminhada dos alunos; e eucarística – quando celebramos a Páscoa e a 1ª Eucaristia de nossas crianças.

2. DINÂMICAS MOTIVADORAS: A metodologia do trabalho da Formação Humana e Cristã tem sua fundamentação no conteúdo e nas dinâmicas propostas para cada Ano/Série, de acordo com as demandas do tempo presente. Desta forma, trazemos para a sala de aula e para os espaços alternativos da escola momentos lúdicos e simbólicos que possibilitem a construção de valores, a partir da contribuição que cada um tem para dar, fundamentados nos fatos do cotidiano e na sua emergência.

3. PREPARAÇÃO PARA A 1ª EUCARISTIA: Contribuindo de forma criativa e comprometida com o projeto pastoral de nossa Arquidiocese – Igreja sempre em missão – o Magnum oferece, desde a sua criação, a Catequese Eucarística para seus alunos. São momentos de conhecimento e aprofundamento da fé católica, possibilitando um real engajamento de nossas crianças e de suas famílias, para que sejam membros atuantes de sua comunidade paroquial.

4. PROJETO FAMÍLIA NA ESCOLA: O Magnum, uma escola em constante interação com as famílias e a comunidade, abre, semestralmente, espaços para o diálogo permanente com os pais, integrando-os às ações dos educadores, visando a uma melhor formação para seus filhos. Assim, através de palestras, debates, mesas-redondas, pais e educadores avaliam suas ações e constroem novas estratégias para orientar seus filhos, na busca do caminho da realização pessoal e na construção de um clima de amizade e respeito na família e na escola.

5. PROJETOS SOCIAIS COMO AÇÃO TRANSFORMADORA: No Colégio Magnum, desenvolvemos projetos sociais que têm por objetivo sensibilizar o nosso aluno para que descubra formas de se engajar em um projeto maior de transformação social. Os nossos projetos sociais têm como objetivo estimular a convivência sadia, a reflexão, a oração e a inserção consciente na realidade de nossa cidade, através de ações solidárias e transformadoras.

A educação para a solidariedade é, pois, um processo de transformação da consciência de nossos adolescentes e jovens, fazendo-os protagonistas da transformação social, com generosidade e amor ao próximo. É a proposta de um trabalho que, através de sua liderança, proporciona, semanalmente, a crianças e jovens a aproximação de instituições e pessoas carentes, com um objetivo maior que é o de sensibilizá-los para o significado da responsabilidade que cada um tem sobre suas escolhas.

Desde o 6° Ano, os alunos são convidados a participarem do Projeto AMA (quando são “nucleados” os pequenos líderes e voluntários). Para tornar concreto esse projeto, desenvolvemos, ao longo do ano, ações que envolvem toda a comunidade educativa, dentre as quais destacamos:

• Visitas monitoradas: durante todo o ano, nossos alunos fazem visitas monitoradas a creches, casas de idosos, projetos comunitários e áreas hospitalares. Todas as visitas são previamente organizadas, com a divisão dos alunos monitores em equipes de trabalho, em uma dinâmica que envolve a acolhida, o desenvolvimento da atividade e o compromisso de vida.

• Campanhas de doações: promovemos regularmente campanhas de doações em benefício das instituições assistidas, valendo-se do espírito solidário de nossa comunidade escolar e da generosidade de amigos e parceiros da escola.

• Atividades internas: em momentos especiais, as instituições parceiras, com o apoio e a organização da coordenação do projeto, alunos e pais, são convidadas para participarem de atividades dentro da escola, para que os demais alunos conheçam o trabalho de parceria e, uma vez identificados com a proposta, possam aderir também ao projeto.