Colégio Magnum

"Uma escola para sempre"



Portal de serviços



Notícias  

É POSSÍVEL VIVER SEM PETRÓLEO? - 3ª SÉRIE

25 abril 2017

Os alunos da 3ª Série redigiram um texto sobre o tema: “É possível viver sem o petóleo?”. Assunto latente e importante para a sociedade debater, visto que há um sério impacto ambiental em relação ao consumo desse produto. As produções analisaram os efeitos negativos para as gerações futuras, e as diversas fontes de energia que podem substituí-lo. Proposta de difícil abordagem, pois sabemos da nossa dependência em relação a ele. Todavia, nossos alunos demonstraram cidadania ativa e preocupação com essa problemática.

PROPOSTA (UFMG 2009)

 

Leia estes trechos extraídos de uma reportagem intitulada “É possível viver sem petróleo?”.

 

Trecho 1

 

O mundo se prepara para diminuir a dependência do petróleo, mas enfrenta dificuldades: este é um recurso que move a economia mundial, é cobiçado por todos os países, garante o direito de ir e vir e está presente em quase tudo que nos cerca.

Diante da escassez anunciada, dos preços em alta e da ameaça do aquecimento global, produtoras e distribuidoras investem pesadamente em opções alternativas. Montadoras testam novas tecnologias para mover carros e caminhões. Mas a tarefa é quase impossível. A queda na produção de petróleo influenciaria a quantidade e o tipo de bens produzidos na economia mundial – e não se está falando apenas de energia e transporte.

Formado por uma mistura de compostos, o petróleo é matéria-prima essencial nas indústrias de tintas, ceras, vernizes, resinas, pneus, borrachas, fósforos, fertilizantes, alimentos. A partir de seu refino, são extraídos, entre outros, gasolina, diesel, querosene, óleo combustível, lubrificante e parafina. Assim, não é à toa que ele tenha sido apelidado de “ouro negro”.

 

Trecho 2

O petróleo nosso de cada dia

O petróleo está tão integrado ao nosso cotidiano, que não notamos a sua presença, mesmo que indireta, na maioria dos produtos.

 

 

Trecho 3

A estratégia das fontes renováveis

 

Em tempos de busca de outras fontes de energia renováveis, os especialistas se voltaram para a energia solar, dos ventos e da biomassa, que, até há pouco tempo, estavam desacreditadas por questões de preço e desenvolvimento tecnológico. Hoje, elas atendem a 18% do consumo e a tendência é de expansão.

 

Trecho 4

O uso de cada fonte de energia

 

 

Carvão e petróleo são mais utilizados no mundo, mas o Brasil se destaca com biomassa e hidrelétricas.

 

Com base nas informações contidas nesses quatro trechos e em seu conhecimento de mundo, REDIJA um artigo de opinião, respondendo à pergunta-título da reportagem:

É possível viver sem petróleo?

Apresente argumentos relevantes e coerentes, que justifiquem seu ponto de vista.