Colégio Magnum

"Uma escola para sempre"



Portal de serviços



Notícias  

GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO – UMA METODOLOGIA ATIVA

30 maio 2021

A Gamificação como ferramenta para transformar o processo de ensino-aprendizagem.

No dia 15 de maio de 2021, os alunos da 1ª e 2ª Série do Ensino Médio participaram de um sábado letivo bem diferente e divertido. Os professores dos componentes curriculares: Biologia, Educação Física, Geografia, Língua Portuguesa, Literatura, Matemática e Química, desenvolveram uma programação com diversos tipos de jogos, associando diversão, competição e aprendizado durante todo o período da manhã, onde os alunos participavam em pequenos grupos ou individualmente.

A gamificação é uma ferramenta interessante para uma aprendizagem ativa, que torna o processo mais atrativo, motivador e enriquecedor. Não é apenas para brincar, mas sim, para potencializar o aprendizado e proporcionar engajamento dos alunos com o curso e com a própria instituição. Além disso, a gamificação é capaz de desenvolver competências socioemocionais, aumentar a participação efetiva dos alunos durantes as aulas, melhorar a criatividade e autonomia, promovendo o diálogo com foco na resolução de situação-problema.

Galeria de Imagens