Colégio Magnum

"Uma escola para sempre"



Portal de serviços



Notícias  

SOU ADOLESCENTE. E AGORA?

08 agosto 2019

 

Ser um adolescente é passar por uma fase da vida em quetudo pode parecer extremamente encantador ou extremamente aterrador. Sempre vai depender do ponto de vista de quem vê e do momento. O adolescente vê seu corpo mudar e fica imaginando como ficará. Corpo desajeitado, cabelo rebelde, hormônios em pleno aquecimento, pelos nascendo por todos os lados, mudança na voz, cólicas menstruais, mudança de personalidade, mudança nos gostos: estilo musical, jeito de se vestir. O adolescente vive momentos de fúria e outros de euforia extrema, discussão com os pais, impaciência com irmãos menores, disputa por um lugar no grupo. Mas, tirando tudo que incomoda e é normal nessa fase, “ser adolescente é tudo de bom!”. E foi essa a proposta da palestra “Sou adolescente. E agora?”, ministrada pela médica hebiatra, Dra. Lívia Paiva, para os estudantes adolescentes do 6º e 7º Ano.


Numa abordagem bastante descontraída, a hebiatra falou sobre os hormônios dopamina, serotonina, endorfina e ocitocina, apresentando-os como os quatro hormônios naturais, produzidos por nosso corpo, definidos como o "QUARTETO DA FELICIDADE".


Os estudantes adolescentes vivenciaram algumas experiências que estimulam a produção natural desses hormônios, e perceberam que não estão sozinhos nessa fase da vida. Viveram um momento de acolhida!


Bem-vindas ou bem-vindos à adolescência! Muita calma e paciência serão necessárias para andar nessa montanha russa que vem por aí, enfrentando seus desafios! É muito bom descobrir que tem um monte de pessoas da sua idade ou idade parecida que têm os mesmos interesses que você.

Neide de Figueiredo Tôrres (Supervisora Pedagógica do 6º ao 8º Ano do Ensino Fundamental)

 

 

 

Galeria de Imagens