Colégio Magnum

"Uma escola para sempre"



Portal de serviços



Pedagógico

Aprender Juntos

“É preciso ser parceiro do aluno nas dificuldades, senão ele começa a desistir.”

O Projeto Pedagógico do Colégio Magnum entende a avaliação como acompanhamento contínuo da aprendizagem do aluno. Através da análise dos avanços e das dificuldades de cada aluno, a professora identifica as suas conquistas e os entraves que impedem o seu crescimento. Dependendo desse diagnóstico, às vezes será preciso reprogramar o que foi inicialmente proposto, prevendo novas estratégias e orientações específicas, de forma que cada um tenha a possibilidade de vencer defasagens, reconstruir conhecimentos, desenvolver habilidades, comportamentos, hábitos mais favoráveis à sua aprendizagem e à participação no grupo. Isso será realizado através de procedimentos que corrigirão os desvios do processo de aprendizagem, tornando o aluno cada vez mais sujeito do seu próprio conhecimento.

Para os alunos que não desenvolveram as habilidades básicas e não construíram todos os conhecimentos estabelecidos para determinado tipo de aprendizagem, o Colégio Magnum oferece as aulas do Projeto “Aprender Juntos”.

Esse projeto é desenvolvido ao longo das etapas, com pequenos grupos de alunos, quando são trabalhadas as dificuldades individuais de cada aluno.  Não é um projeto de reforço para rever conteúdos não aprendidos, mas um momento de suprir, no aluno, defasagens que ele possa apresentar em relação a determinada disciplina.

O projeto ocorre em período extraclasse e é facultativo ao aluno que, através da indicação do professor, supervisor e ou do coordenador, opta ou não por fazê-lo. Cabe ao professor detectar os alunos indicados para o projeto e, em sintonia com a Supervisão, encaminhar e organizar os grupos.
O Aprender Juntos não retoma o desempenho quantitativo do aluno, mas sim o qualitativo. A revisão do quantitativo se dá no processo de recuperação.

Objetivos do projeto:
•    Permitir ao aluno reconstruir os conhecimentos já desenvolvidos em sala, nos quais evidenciou alguma dificuldade;
•    Orientar o aluno a desenvolver hábitos e atitudes mais adequados, comprometendo-se com a própria aprendizagem;
•    Auxiliar o aluno na reflexão sobre a maneira como está realizando cada tarefa e como pode melhorar sua competência, num determinado tipo de aprendizagem.