Colégio Magnum

"Uma escola para sempre"



Portal de serviços



Pedagógico

Ciências

O Magnum Buritis, desde o início de seu trabalho educacional, assumiu com as famílias o compromisso de oferecer-lhes serviços cada vez mais aprimorados. Por isso, insiste em buscar continuamente o aperfeiçoamento do ensino.

Por esse motivo o Colégio adotou novas estratégias para aprimorar o ensino de Ciências.

O Magnum Buritis sempre se preocupou em oferecer um ensino de grande qualidade também nessa disciplina. Professores de ótima qualificação, laboratórios bem montados, trabalhos de campo de caráter didático, feiras e exposições temáticas demonstram o interesse da Escola em desenvolver um ensino de Ciências muito acima do padrão observado nas escolas do país.

Assim, seria natural se o Colégio ficasse indiferente quando os resultados do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos) situaram os estudantes brasileiros entre os piores do mundo na avaliação de Ciências. Afinal de contas, a realidade no Magnum era bem diferente, tanto que as Ciências Biológicas sempre constituíram um dos focos de interesse de nossos estudantes ao prestarem vestibular.

Contudo, a divulgação feita pelo PISA soou como um alerta e nos levou a uma indagação: mesmo nos situando muito acima da média nacional apontada pelo Programa, como poderíamos melhorar ainda mais nosso ensino de Ciências? Depois de muito estudo e pesquisa, verificamos que havia um programa, o CTC (Ciência e Tecnologia com Criatividade), que constituía a resposta para a nossa pergunta. Trata-se de um programa completo da disciplina, com material de alta qualidade e com uma metodologia que favorecia a construção ativa do conhecimento,  por meio de investigação e descobertas no ambiente escolar, além de dotar os professores dos instrumentos necessários.

Há 5 anos, o Colégio adota o programa, que se desenvolve com base em dois livros didáticos e material prático que abrange 140 itens a serem utilizados em sala de aula, planejados para despertar o interesse dos alunos por meio de atividades práticas. Esse material é bastante diversificado, pois inclui desde filmes até seres vivos, modelos, réplicas, jogos e reagentes, apropriados para promover, através de informações, o interesse e a investigação por parte dos estudantes, motivando-os, naturalmente, a construírem seu aprendizado em direção à formação científica.

Os resultados confirmam o acerto da iniciativa pedagógica do Colégio, ao qualificar ainda mais o ensino de Ciências, o que dá às famílias, mais uma vez, a certeza de que os educadores do Magnum estão sempre em busca dos caminhos que conduzem ao melhor ensino e à melhor formação de nossas crianças e adolescentes.

Sabemos que as transformações no mundo atual são cada vez mais aceleradas e radicais. Por isso, estaremos sempre atentos e dispostos a encontrar alternativas que assegurem aos nossos alunos uma preparação eficiente, para que possam enfrentar os desafios que terão pela frente nessa realidade cada vez mais exigente e competitiva.