Colégio Magnum

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Dever de Casa

O Magnum, por ser uma escola que assume a missão de ajudar as famílias a educarem os filhos, considera obrigação conscientizar os alunos, os professores e os pais a respeito da importância de as crianças e adolescentes assumirem suas responsabilidades escolares e, entre elas, com destaque, a execução, com qualidade, do dever de casa. Mais do que a simples fixação de conteúdos, essa prática, na verdade, para o Colégio, está associada ao desenvolvimento de valores, um trabalho essencial para a nossa Instituição, totalmente comprometida com a formação plena dos alunos.

Para a formação destes hábitos é necessário que se implementem gradualmente , e desde cedo, comportamentos saudáveis, que pela repetição sistemática, passam a fazer parte do dia a dia do estudante. Decorre daí a necessidade de a escola  ter estratégias para ajudar a criar, nos  seus alunos, hábitos de estudo.

A execução do Dever de Casa implica uma atuação em parceira  da escola com os pais. Pesquisas mostram que um dos fatores que mais contribuem para que o dever de casa interfira positivamente no desempenho acadêmico é a compreensão da família e do aluno dessa tarefa, como uma oportunidade de estruturar melhor o conhecimento construído, através da elaboração e aplicação em outros contextos. Essa visão permitirá ao aluno imprimir ao dever de casa um novo significado, transcendendo a visão da execução dessa tarefa apenas como cumprimento de uma atribuição dada pelo professor.

A construção desse significado torna o dever de casa uma tarefa que aproxima o cotidiano escolar do contexto familiar, dando um sentido de continuidade e complementaridade entre o aprendizado construído a partir das referências dadas pelo professor e pela família, viabilizando o acompanhamento sistematizado pelos pais do processo de aprendizagem de seu filho.

O planejamento da execução dos deveres de casa é  também um elemento fundamental para otimizar o aproveitamento dessa tarefa, pois preserva a motivação do educando ao realizar o dever de casa, evitando a execução acrítica e não significativa dessa tarefa.

Outro fator relevante é a conscientização pelo educando de seu papel de estudante, compreendendo o dever de casa como uma tarefa intrínseca a esse papel, investindo com compromisso na sua realização.

As crianças e os adolescentes, são, constantemente, seduzidos por um variado leque de interesses, sempre mais atraentes que as obrigações escolares. Desse modo, cabe aos pais definir horários que contemplem, primeiramente, os compromissos escolares dos filhos e, depois, os demais interesses. A atuação da família em casa é indispensável.

Consciente de sua participação na parceria com as famílias, o Magnum, em encontros e reuniões com pais, professores e alunos, sempre deixa claro que executar bem o dever de casa não é uma opção, mas uma obrigação dos estudantes. Esclarece, nessas ocasiões, que considera a dedicação a essa tarefa de grande importância para o desenvolvimento dos hábitos de estudo e. por conseguinte, da aprendizagem.

Os deveres de casa são importantes para sistematizar e ampliar os conteúdos estudados, preparar-se para as aulas seguintes, identificar dúvidas relacionadas ao conteúdo, estabelecer diálogo com os professores, visando  esclarecer dúvidas, fixar conteúdos, por meio de aplicação imediata, e desenvolver textos de tipologia diversificada, uma competência cada vez mais exigida e valorizada na  atualidade.

 Os professores são orientados para que planejem os deveres de casa criteriosamente, desenvolvendo estratégias de cobrança, visando garantir o compromisso dos alunos com esses deveres, incentivando o aluno a fazer uso adequado da agenda, com anotações claras e formalizadas, corrigindo todos os deveres com qualidade, de acordo com os critérios definidos para cada ano/série, garantindo os seus objetivos ao elaborar o dever.

Toda aprendizagem humana começa a ser construída a partir das referências mais significativas para uma criança – as referências familiares. Posteriormente, com o convívio da criança em outros grupos sociais, principalmente na escola, suas referências são ampliadas. A partir de então, a escola e a família, juntas, se tornam o principal núcleo de referências de uma criança/adolescente. A ação conjunta e complementar da família e escola é fundamental para o sucesso da educação global da criança/adolescente. Assim, família e escola devem se apoiar mutuamente para realizar com seriedade e prazer uma tarefa tão complexa e desafiadora que é a educação.

O Magnum, sabendo das dificuldades de algumas famílias em fazerem o acompanhamento ou a orientação do seu filho em relação ao dever de casa, criou o MEI – Magnum Escola Integral – com o objetivo de oferecer um acompanhamento de qualidade nos estudos diários, proporcionando a aquisição de hábitos (estudo, disciplina, higiene e de alimentação saudável), em um ambiente acolhedor, promovendo o desenvolvimento da autonomia responsável do aluno.